Fulvianismos & Fulvianidades

————————————————————————————————————————————————————————–
Caras e Caros:

Segue o arquivo com os pontos dramáticos do filme, conforme prometido.

Hoje ao final da aula, conversei com um grupo pequeno de alunos por causa de conversas paralelas que têm me atrapalhado durante a aula. Esse grupo não é o único que conversa. Já pedi, conversei, até dei “bronca” em outros grupos em outras ocasiões, tudo para garantir a todos da sala e a mim também o direito de ter uma aula “saudável”. Sempre abro as discussões para comentários, perguntas, ideias e acho isso essencial para a boa fluência da aula. No entanto, é preciso que vocês entendam que há momentos em que eu, o professor, preciso falar sem ser constantemente interrompido, especialmente quando a interrupção vem de inúmeras conversas paralelas que atrapalham não apenas a minha concentração como também os seus colegas.

Não gosto de dar broncas, mas elas são necessárias. Sequer me sinto bem em fazê-lo, mas faço-o pela necessidade de manter o foco sobre o conteúdo. Não são todos os alunos que se engajam em conversas paralelas. Nem sempre são os mesmos que o fazem. Hoje “peguei no pé” de um grupo, em outras ocasiões já peguei no pé de outros. Como eu disse, não gosto de fazer isso, mas toda vez que faço é para garantir dois direitos fundamentais: o de vocês terem acesso à informação, ao conteúdo e às ideias e o meu de poder mediar o conteúdo. Expliquei a esse grupo que as broncas não se dirigem a João, Maria ou José, não é algo pessoal. É algo organizacional. Dou a bronca para quem está atrapalhando o andamento da aula. Nesse momento, eu sou o protagonista lutando contra os meus antagonistas… Sei que muitas vezes a conversa (como aconteceu hoje) é sobre o assunto da aula, mas o volume da conversa muitas vezes é alto e ao juntarmos várias conversas em volume razoavelmente alto tem-se uma verdadeira feira livre na sala.

Portanto, gostaria de combinar com vocês o seguinte: evitem as conversas paralelas e, quando forem inevitáveis ou irresistíveis, falem mais baixo. Da minha parte vou procurar não ficar dando broncas que possam constranger ou chatear vocês (como eu disse, a intenção nunca é constranger nem chatear, apenas chamar atenção para o foco da aula). Falta praticamente um mês para nossas aulas se encerrarem. Vamos manter a boa convivência que tivemos até agora e aperfeiçoá-la nessa reta final. Tenho certeza que será um ganho para todos nós.

Bom final de semana!

Explicao dos pontos dramticos com exemplos do filme CELULAR

Date: Fri, 13 May 2011 09:45:04 -0300
From: fulvio.flores@univasf.edu.br
To: artesvisuais2011.1@hotmail.com
Subject: Re: Aula sexta-feira (13/05)

Cara Pessoa que Não se Identificou:

O esclarecimento sobre o significado da palavra era para quem a desconhecesse. Se não é o seu caso – assim como com certeza não é o caso de muitos (talvez até da maioria), basta não fazer uso da explicação. Tenho certeza que alguns alunos farão bom uso do novo conhecimento – a universidade é para isso, afinal de contas, não é mesmo? O fato de serem acadêmicos não significa que sabem (ou tenham a obrigação de saber) tudo sobre todas as coisas. Da minha parte, eu nunca me importei quando, ao ler um texto, o significado de um termo vem explicado, mesmo quando sei o que ele significa. Faz parte do espírito acadêmico provocar novas descobertas a quem o novo ainda não se apresentou.

Saudações acadêmicas,

Prof. Fulvio Torres Flores
Colegiado de Artes Visuais
Universidade Federal do Vale do São Francisco
http://www.graduacao.univasf.edu.br/artes

De: “Artes Visuais Univasf 2011”
Para: “Professor Fulvio”
Enviadas: Sexta-feira, 13 de Maio de 2011 0:42:53
Assunto: RE: Aula sexta-feira (13/05)

Professor, é claro que nós sabemos o que significa a palavra imprescindível. O senhor está lidando com acadêmicos.

> Date: Thu, 12 May 2011 21:21:00 -0300
> From: fulvio.flores@univasf.edu.br
> To: artesvisuais2011.1@hotmail.com
> Subject: Aula sexta-feira (13/05)
>
> Caras e Caros:
>
> Como avisado em aula, amanhã (13/05) eu darei as três primeiras aulas no lugar do Prof. Severino. Portanto, é imprescindível(*) que vocês tragam o texto “Édipo Rei”.
>
> Até amanhã!
>
> Prof. Fulvio Torres Flores
> Colegiado de Artes Visuais
> Universidade Federal do Vale do São Francisco
> http://www.graduacao.univasf.edu.br/artes
>
> (*) imprescindível = indispensável, essencial
>

No dia 19/04 foram entregues, em aula, as orientações para Seminário e para Trabalho Final. Segue agora o primeiro encaminhamento via e-mail sobre o assunto.

Até o dia 02/05 todos os alunos deverão identificar em duas folhas separadas:

qual a expressão artística escolhida para o SEMINÁRIO;
qual modalidade prática ou qual modalidade teórica escolhida para o TRABALHO FINAL.

Para aqueles que fizerem o Trabalho Final em dupla ou grupo, basta que um aluno entregue a(s) folha(s) com a identificação contendo o nome dos integrantes. Quem fizer o Trabalho Final sozinho deve entregar a folha apenas com seu nome. O Seminário deverá ser obrigatoriamente realizado em grupo.
Não é obrigatório que os grupos sejam os mesmos para o Seminário e para o Trabalho Final.

Cada uma das folhas (uma para o SEMINÁRIO e outra para o TRABALHO FINAL) deve conter:

a) Cabeçalho com os dados de identificação (nome da universidade, do curso etc.);

b) Integrantes do grupo para o trabalho final. Se for feito individualmente, colocar apenas um nome, claro;

c) Expressão artística (para o Seminário) e modalidade prática ou teórica (para o Trabalho Final).

Reforçando: são duas folhas separadas para as atividades! O desempenho nessas atividades começa a ser avaliado a partir da entrega dessas folhas com as identificações solicitadas.

Bom trabalho!

Prof. Fulvio Torres Flores
Colegiado de Artes Visuais


Caras/os discentes:

Seguem as instruções para resenha a ser entregue no dia 10/05.

Texto a ser resenhado: Texto 3. Referência segue abaixo:

COLI, Jorge. A busca do rigor. In: ______. O que é arte? 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 23-54. (Primeiros Passos, 46).

Instruções para resenha: Texto 1 (Texto Instrutivo com Orientações sobre: Resumo, Fichamento e Resenha). As instruções e orientações sobre resenha estão nas páginas 14 a 18.

Ambos os textos citados acima estão na Fotocopiadora.

A resenha deve ter 2 páginas. Resenhas com uma página terão a nota zerada e com 3 ou mais páginas terão a nota drasticamente reduzida.

Utilizem margem de no mínimo 1,5 a no máximo 2,5.

Boa escrita!

Prof. Fulvio Torres Flores
Colegiado de Artes Visuais

Deixe um comentário